Bandagem elástica e suas funcionalidades na prática de esportes

Bandagem elástica e suas funcionalidades

Quer conhecer melhor a bandagem elástica e suas funcionalidades? Você se lembra da época dos olímpiadas em que os atletas andavam para todos os lados com fitas adesivas coloridas por várias partes do corpo? Bom, essa é a bandagem elástica adesiva. 

Pode ter visto outras pessoas utilizando essas fitas, como familiares, pessoas no seu dia a dia, etc. Mas, você já parou para pensar para que elas servem e quais suas funcionalidades?

É sobre isso que falaremos neste conteúdo. 

Primeiramente, a bandagem tem muitas funções e tudo depende do paciente e do seu objetivo ou necessidade.

Ela pode ser usada para a sustentação, como analgésico, correção articular, suporte muscular e estímulo do sistema linfático, enfim, para diversas finalidades, tudo depende da forma que ela é aplicada, o que faz toda diferença no tratamento.

Hoje em dia, existem cursos específicos para ensinar como aplicar corretamente as bandagens.

Sua função é prevenir ou corrigir lesões, sua aplicação pode ser feita tanto em pessoas que estão sentindo dor quanto em quem tem alguma limitação física.

Por isso, a bandagem deve ser aplicada por profissionais da área, pois ele sabe a maneira correta e a sua função para cada diagnóstico.

Bandagem elástica e suas funcionalidades

O Taping, muito utilizado no tratamento de lesões, pode ser usado por qualquer pessoa sem restrição de idade, gênero ou condição física, porém, existe uma diferença na área de aplicação, corte, comprimento e tensão de um paciente para o outro. Isso irá afetar os resultados finais e o que eles pretendem alcançar com esse tratamento à base de taping.

No caso dos atletas, elas podem ser usadas tanto antes, durante ou depois do treino.

Quando usada antes, ela auxilia na prevenção de lesões ou ajuda a melhorar uma dor já existente durante a prática do treino, ela ajuda a estabilizar o movimento que possui a lesão, já quando usada após, ela ajuda a diminuir a dor, auxiliando também no tratamento.

Claro que, cada caso é diferente um do outro, tudo depende do objetivo do paciente ou da atividade que será realizada.

Ou seja, tanto para atletas quanto para qualquer outro paciente, será realizada uma avaliação do seu quadro e suas necessidades.

A bandagem elástica adesiva deve ser aplicada depois da higienização do local e ser feita por um profissional qualificado.

Funcionalidades da bandagem elástica adesiva

Quando usadas corretamente dentro de um plano de tratamento, ela auxilia na melhora e um melhor resultado esperado pelo paciente. As bandagens oferecem várias funcionalidades ao longo do tratamento, sendo elas:

  • Correção da função muscular;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Diminuição da dor lombar e cervical;
  • Melhora a musculatura da panturrilha para quem tem câimbras frequentes.
  • Reduz e absorve mais rapidamente edemas ou hematomas;
  • Acelera processos cicatriciais e regenerativos tecidulares.

É possível obter excelentes resultados em relação a dores e sintomas após a utilização da bandagem.

Resultados através do uso da bandagem

Os resultados começam a surgir aos poucos, mas já podem ser perceptíveis nas primeiras aplicações.

A bandagem atua na sinergia da contração muscular, eliminando os resíduos inflamatórios, as dores, edemas, hematomas e outras inflamações, garantindo efeitos terapêuticos contínuos.

Diversos estudos vêm sendo realizados sobre os benefícios da bandagem elástica adesiva, por ser uma terapia viva, é possível combinar diferentes técnicas e acrescentar novas visões e aplicações para obter melhores resultados de tratamento.

As cores não diferem nos resultados, são mais alguns efeitos psicológicos na utilização da cromoterapia.

Através do uso da bandagem é possível se adaptar melhor aos treinos após uma lesão, mantendo o controle correto dos movimentos. Sem contar na redução de edemas e hematomas causados por barreiras circulatórias.

Conclusão

Como vimos, existem diversos benefícios para a utilização da bandagem elástica adesiva, sendo benéfica tanto para atletas quanto para não atletas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa técnica e suas vantagens para a recuperação do corpo, consulte seu fisioterapeuta, educador físico ou um profissional da saúde e saiba qual o tratamento mais indicado para o seu caso.

Lembre-se, não realize nenhum tipo de tratamento sozinho. Isso irá necessitar de acompanhamento médico, só ele poderá indicar o melhor para você e para sua saúde física e muscular.

Quer conhecer mais sobre este produto? Então, clique aqui e saiba mais sobre a bandagem elástica adesiva.

Chega de ingerir grandes quantidades de medicamentos e realizar procedimentos dolorosos para tratar da dor e tensão muscular, aproveite a oportunidade para conhecer ótimas alternativas de tratamento com taping.

Leia também

Comentar