Conheça alguns benefícios da taping durante a gravidez

Para grande parte das mulheres, a gravidez é um período muito sensível. O processo de adaptação do corpo é complexo, e as mudanças hormonais costumam intensificar as sensações e as emoções, sejam elas boas ou ruins.

É comum que as mulheres sintam dores e desconfortos ao longo da gestação, que pode durar até 42 semanas. Sim, a espera é longa, e é por isso que é tão importante buscar formas de aliviar os incômodos ao longo desse tempo.

Enquanto o primeiro trimestre costuma ser marcado por enjoos e sonolência, o segundo tende a ser mais estável, mesmo com muitas mudanças acontecendo. Geralmente, é no terceiro trimestre que a gestação começa a pesar – literalmente.

Felizmente, existem muitas alternativas não-farmacológicas capazes de proporcionar bem-estar para as gestantes, como a hidroterapia, a acupuntura e a técnica de taping, que consiste na aplicação de bandagens elásticas adesivas no corpo.

A modificação anatômica faz com que alguns órgãos fiquem pressionados e altera, inclusive, a circulação sanguínea da mulher, causando um dos incômodos mais comuns entre as gestantes: o inchaço. Quando isso acontece, a aplicação do taping pode trazer alívio, já que as bandagens estimulam a circulação e restringem o problema. 

Conforme a gravidez avança e o peso da barriga aumenta, a musculatura que sustenta a coluna fica sobrecarregada, podendo causar alterações na postura e vários tipos de desconforto, como a dor lombar e a sensação de fadiga. Nesses momentos, a aplicação do taping é benéfica porque ajuda a distribuir o peso da barriga de maneira mais uniforme, aliviando a pressão e reduzindo a tensão muscular. O suporte fornecido pelas bandagens estabiliza a coluna, proporcionando um alívio temporário das dores.

Durante a gravidez, qualquer tipo de intervenção exige muito cuidado. Toda e qualquer medida deve ser discutida com obstetra, parteira ou doula e, no caso do taping, a aplicação sempre deve ser feita por profissionais especializados. A técnica também pode trazer benefícios após o nascimento do bebê, como explicamos aqui.

Leia também

Comentar