Uso de taping na prevenção e tratamento de cicatrizes

É difícil encontrar quem não tenha algumas cicatrizes espalhadas pelo corpo. Elas podem surgir de forma acidental ou como resultado de algum procedimento cirúrgico, tanto na infância quanto na vida adulta. Mesmo sendo algo tão comum, há casos em que elas geram desconforto – tanto pela dor causada quanto pela alteração estética.
Atualmente, muitos cirurgiões têm adotado protocolos preventivos, na intenção de reduzir o aparecimento e o tamanho das cicatrizes após os procedimentos. Com a popularização das bandagens elásticas adesivas, profissionais começaram a observar que o taping pode ser um grande aliado nesse sentido.

Recuperação mais rápida

No pós-operatório, as bandagens trazem mais conforto para os pacientes e podem, inclusive, reduzir o tempo de cicatrização. Ao oferecer suporte físico, elas mantêm as bordas da lesão alinhadas, o que colabora para que o fechamento da ferida seja mais rápido. Além disso, a aplicação do taping pode reduzir a tensão da pele na região, evitando ou diminuindo a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides.
As bandagens têm uma função protetiva, já que diminuem o risco de atrito, irritação e contaminação ao redor da ferida. Quanto mais protegida estiver a área, melhor e mais rápida será a cicatrização.
Quando aplicado corretamente, o taping pode ocasionar uma melhora na circulação sanguínea. Isso faz toda a diferença no tempo de cicatrização, já que uma boa circulação facilita a entrega de oxigênio e nutrientes para as células envolvidas no processo.
É importante destacar, ainda, que o taping linfático pode auxiliar na drenagem de edemas próximos à lesão. A diminuição do inchaço também colabora para uma cicatrização mais rápida.

Aplicação e resultados

Existem vários tipos de cicatrizes, e a aplicação das bandagens elásticas adesivas é diferente para cada caso. Esse tipo de procedimento deve ser realizado apenas com profissionais de saúde qualificados, para evitar problemas e trazer os benefícios desejados para o paciente.
Quando a técnica é usada de forma responsável, é bem provável que o resultado seja uma cicatrização mais rápida e saudável. Ainda assim, vale lembrar que cada organismo reage de um jeito e os resultados são diferentes para cada pessoa.

O taping pode ser usado para suavizar cicatrizes antigas?

Cada lesão tem suas particularidades. Em geral, as cicatrizes hipertróficas apresentam melhora após o uso das bandagens. O tratamento com taping pode melhorar o aspecto da lesão e até a capacidade de movimentação da pele.
É fundamental conversar com um profissional de saúde para saber se o tratamento é viável. Somente após uma análise específica será possível dizer quais as chances de melhora em determinada situação.

Leia também

Comentar